Um dos cortes preferidos e mais utilizados pelos brasileiros na hora de fazer um bom churrasco, a picanha pode ser feita de diversas formas - no espeto ou na grelha, inteira ou fatiada. E o melhor: todas ficam excelentes!
O ponto da carne fica a critério do churrasqueiro - e da preferência de seus convidados, claro -, mas em geral a picanha costuma ficar muito mais saborosa quando é servida ao ponto para mal passada.
Uma dica que vale para qualquer tipo de preparo é fazer alguns pequenos riscos na parte da gordura da picanha. Isso ajuda a carne a absorver melhor o sal grosso, que é o tempero básico para carnes que vão à churrasqueira.
No caso de fazer a picanha no espeto, deixe a carne "descansando" por uns 5 minutos, com a parte da gordura virada para baixo, para retirar o excesso de sal depois desse tempo. Antes de assar a picanha, convém selá-la primeiro. Dessa forma, o suco permanece dentro da carne, garantindo a suculência do corte.
Para selar a picanha, coloque o espeto a cerca de 15 centímetros da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima. Depois de uns 10 minutos, vire a gordura para baixo e aguarde mais 10 ou 15 minutos. Pronto! Agora coloque a picanha para assar, com a gordura virada para cima, por cerca de 40 minutos. Depois você pode virar a parte da gordura para baixo e assar um pouco mais, até ficar no ponto que deseja.
Se você optar por preparar a picanha na grelha, lembre-se que é importante que ela tenha pelo menos 2 dedos de espessura. Nesse caso, prepare-a a uns 15 centímetros da brasa, com o fogo sem labaredas, para evitar que a carne queime. Depois de uns 15 minutos, quando o suco começar a aparecer na parte de cima da carne, é hora de virar a picanha.
Aqui na Center Carnes Irmãos Gaspar você encontra picanha nacional e também argentina, que é bem macia e muito saborosa. Mais informações e encomendas pelos telefones (11) 3228-1989 ou 3313-4903.