Uma das coisas que mais chamam a atenção no Japão é a sua culinária, que é bem diferente dos países ocidentais. Outra curiosidade é que quando a fome aperta é possível saborear uma refeição praticamente em qualquer lugar, seja na rua, em frente a uma loja de conveniência, os chamados “kombini”, em restaurantes populares ou festivais (os matsuris) ou até mesmo dentro do trem.
Entre os pratos mais consumidos e apreciados pelos japoneses e também pelos turistas que visitam o país, está o sukiyaki, uma espécie de ensopado preparado em uma panela rasa de ferro com carne em fatias finas, (que podecom carne em fatias finas, (que pode ser bovina, suína ou de frango) e legumes e verduras como acelga, couve-flor, shinkiku, moyashi, agrião, alho poró, hourenso. Também pode ser adicionado udon (macarrão japonês), cogumelos (shiitake e shimeji), konnyaku e ito konnyaku, kamaboku etc.
Acredita-se que o sukiyaki tenha se tornado popular no Japão a partir da década de 1860, quando o país passou a permitir a entrada de estrangeiros. Nesse período, vários alimentos e hábitos alimentares ocidentais passaram a ser introduzidos, entre eles a carne bovina. Cortes como filé mignon, contrafilé, alcatra ou coxão mole estão entre os mais indicados para você preparar um delicioso sukiyaki. Confira aqui a receita.